FGV antecipa pagamento do PTR e levanta expectativa de repasse integral ainda nesta terça (1º)

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) surpreendeu os beneficiários do PTR (Programa de Transferência de Renda) ao realizar, nas primeiras horas desta terça-feira (1º), o pagamento do benefício. O adiantamento chama atenção, já que, normalmente, os repasses ocorrem apenas na metade do dia.
A movimentação levantou a possibilidade de que o valor pago nesta manhã se refira ao retroativo de março, referente à diferença não repassada após a redução dos valores feita no mês passado. Com a decisão judicial publicada na última sexta-feira (28), que determina o restabelecimento do valor integral, cresce a expectativa de que o pagamento correspondente a abril, já com valor cheio, também seja realizado ainda hoje.
A liminar, expedida pela 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte, obriga a Vale a complementar os valores pagos desde a redução feita em março. A FGV foi intimada a calcular o montante necessário para que os pagamentos sejam retomados nos valores originais até o encerramento do programa, previsto para 2026.
Apesar do avanço, a Vale ainda pode recorrer da decisão, o que pode comprometer a continuidade dos pagamentos em valor integral nos próximos meses. Até o momento, não houve manifestação oficial da empresa sobre os repasses realizados nesta terça.
Representantes das comunidades atingidas seguem acompanhando o caso de perto. Há expectativa de que, até o fim do dia, os beneficiários recebam também o valor referente ao mês de abril com o valor integral restabelecido, é o que está se especulando entre os beneficiários.
COMENTÁRIOS